Redes Sociais e Ansiedade

Reflita sobre como o excesso de redes sociais pode estar te afetando de maneira sutil

Valéria Cristina Santos

7/24/20252 min read

   A gente sabe: redes sociais são essenciais. Fazem parte da sua vida, do seu dia a dia. Mas já parou pra pensar como você se sente DEPOIS de passar horas rolando o feed? Aquela sensação estranha de que algo não está certo?

Essa sensação de estar perdendo algo quando não tá online tem nome: é FOMO (Fear Of Missing Out – ou "medo de ficar de fora"). E aquela comparação constante com vidas "perfeitas"? Gera uma pressão invisívelque você nem percebe.

O Que as Redes Podem Estar Causando?

  • A Tensão da Comparação: Parece que a vida de todo mundo é perfeita, menos a sua. Essa comparação constante gera insegurança e a dúvida "será que sou bom o suficiente?".

  • FOMO Constante: O medo de perder algo te mantém sempre conectado(a) e em alerta, mesmo quando seu corpo e mente pedem um tempo.

  • Excesso de Informações: Uma enxurrada de notícias, opiniões e conteúdos pode sobrecarregar sua mente e aumentar a preocupação.

  • Busca por Validação: A necessidade de likes e comentários vira uma busca constante por aprovação, afetando sua autoestima.

  • Cyberbullying e Críticas: A exposição online pode te deixar vulnerável a ataques e julgamentos, gerando medo e isolamento.

Encontre Seu Equilíbrio Digital:

Você não precisa sair das redes! O segredo é usá-las de forma mais consciente e saudável.

  • Defina Limites de Tempo: Use as ferramentas do próprio celular para controlar quanto tempo você passa online.

  • Siga o Que Te Inspira: Dê "unfollow" em perfis que te deixam para baixo. Priorize quem te faz bem e te ensina algo.

  • Desconecte para Conectar (De Verdade): Faça pausas digitais. Guarde o celular em alguns momentos para interagir de verdade com quem está perto ou com você mesmo(a).

  • Lembre-se: É uma Vitrine: O que você vê nas redes é o "melhor momento" de alguém. Ninguém posta as dificuldades. Sua realidade é única e válida.

  • Filtre as Notícias: Evite o excesso de consumo de notícias negativas que não agregam e só aumentam sua ansiedade.

   Sua saúde mental vale mais do que qualquer curtida. Aprender a ter uma relação mais saudável com as redes sociais é um passo gigante para diminuir a ansiedade e viver com mais leveza.

   Quer aprender mais sobre como gerenciar sua ansiedade no dia a dia?

    Precisando de ajuda extra, ajuda especializada? Agende uma avaliação comigo! A psicoterapia pode ajuda-lo (a) a desenvolver mais habilidades de autocontrole, auto manejo, melhoras suas habilidades sociais fora das telas. Venha se encontrar consigo mesmo (a).